domingo, 22 de setembro de 2013

PANTONE - TENDÊNCIA 2014

Hoje vamos falar de cores!



Pra quem não conhece, PANTONE é uma empresa (não uma marca de tinta!). Foi fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos da América. É famosa pela "Escala Pantone" ("Pantone Matching System" ou PMS), um sistema de cor utilizado em variedade de indústrias especialmente indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos.

O sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores, permitindo que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes.

A mais de quarenta anos esta indústria americana de tintas desenvolveu um sistema numérico de cores de tintas e conseguiu manter uma alta regularidade e padrão na produção destas. Assim, sem nome regionais ou de aplicação restrita, tornou-se muito mais confiável falar-se em números, que, não são ou estão sujeitos a subjetividade humana do que em nomes, os quais variam e denominam diferentes coisas de lugar para lugar.

Há alguns meses atrás a Pantone revelou suas cores tendências eleitas para reinar em 2014. Tradicionalmente, o Instituto da Cor elege os tons que vão nortear os segmentos do design e da decoração nos próximos meses. Vamos as próximas apostas!


Quando se trata de tendências de matizes na decoração deve ser considerado um jogo. O Instituto Pantone não propõe uma única cor, mas grupos completos de tons e suas nuances.

No total, são nove tendências de decoração divididas entres as paletas batizadas de Techno, Fisicalidade, Simplicidade, Fluidez, Colagem, Intimidade, Moda, Tribais e Singularidades.

-Techno

Esta paleta inclui tons que influenciaram o mundo da tecnologia e do design em casa e são tendências de decoração 2013/2014. Entre as matizes, verde esmeralda e laranja, turquesa e roxo.

- Fisicalidade

As cores são suaves e energizantes. A paleta inclui lavanda e verde oliva, ferro cinzento e nevoeiro colorido.

- Simplicidade Esculpida

Aqueles que amam os tons neutros, minimamente invasivos, vão adorar a série de cores, que vão do branco ao cinza escuro, crepúsculo roxo, e inclui toques de prata.

- Fluidez

A paleta batizada de Fluidez é mais colorida e emocionante. A gama de tons inspiram uma casa viva, rica e divertida. A paleta inclui azul, coral, roxo, verde absinto, turquesa e amarelo.

- Colagem

A Colagem de Pantone sugere energia e é um pouco menos intenso do que o grupo de tonas anterior, mas ainda muito divertido. Ele foi projetado para aqueles que têm espírito empreendedor e personalidade forte. Inclui tons como rosa, vermelho escuro, abóbora, verde margarita, azul e verde água.

- Intimidade

Tons pastel e nuances sutis, propõem uma atmosfera acolhedora. Entre as cores, branco gardênia e rosa, castanho e creme, a combinação cinza lavanda e pálido.

- Moda

Esta paleta é inspirada na alta costura. Entre as cores eleitas o vermelho dália, o roxo e o verde e mais âmbar, azul e magenta Córsega opaco.

- Threads tribais

O grupo de cores inspirado nas diversas culturas é formado por combinações com tons neutros, como areia, laranja queimado e bege.

- Singularidades

Ousadia, experimentação e descoberta estão incluídas na paleta Singularidades. As cores propostas são irreverentes e sugestivas: néctar amarelo, azul imprudente, caramelizado marrom, vermelho quente, preto, branco e tons de rosa.

Como estamos no Hemisfério Sul, a seleção para "Primavera 2013" do Hemisfério Norte corresponde ao que será tendência no nosso verão 2013-2014.

Vamos conferir as cores eleitas pela Pantone e ver looks e ambientes tendencias pra ficarmos antenadas!

  • Dusk Blue: azul
  • Emerald: verde-esmeralda
  • Tender Shoots: verde-limão
  • Grayed Jade: verde-água
  • Lemon Zest: amarelo
  • African Violet: violeta
  • Linen: rosê
  • Monaco Blue: azul-marinho
  • Poppy Red: vermelho bem forte, meio alaranjado
  • Nectarine: laranja vivo

TENDÊNCIA PANTONE 2014 - NA DECORAÇÃO











TENDÊNCIA PANTONE 2014 - NO MUNDO DA MODA











Beijinhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:

Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:

- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada.